A preocupação inerente à pesquisa em comunicação contemporânea diz respeito à contemplação das transformações experimentadas por seus objetos de estudo, sobretudo em se atentando para a relação destes com eixos teóricos e epistemológicos específicos. Este enquadramento da área, por sua vez, conduz o pensamento à necessidade de reconhecer objetivos que compreendam, sobretudo, o contexto sócio-técnico no qual eles criam e são criados de forma processual. Sendo assim, ao assumir como área de concentração as questões da “Comunicação Contemporânea” empreendemos um espaço que se dedica ao estudo e à pesquisa das teorias e práticas comunicacionais no tempo histórico presente.

Os objetos desta área de concentração são os fenômenos sócio comunicacionais que se dão no âmbito das articulações sociais contemporâneas. Assim, a área de concentração deste Mestrado, em sua abrangência, contempla elementos, efeitos e ações que se relacionam com os universos tecnológicos, sociais e culturais, especificamente no sentido em que estes são atravessados por dispositivos midiáticos da comunicação, que colaboram para a produção do espectro social contemporâneo.

Esta área de concentração se caracteriza pelo estudo dos meios e processos comunicacionais que atravessam o corrente contexto social e tecnológico em todos seus aspectos específicos, interrelacionados e multirrelacionados, considerando suas especificidades e idiossincrasias. Nestas se incluem, em paridade, os meios perpassados, agenciados e transformados pela informatização crescente experimentada na cultura contemporânea.