Área de Concentração: Comunicação Contemporânea

Linhas de Pesquisa:

Linha 1: Tecnologia, Estética e Produtos Midiáticos

As pesquisas desta linha preveem a interface entre comunicação, tecnologia e imaginários, a partir de investigações sobre produtos de mídia e/ou de sua influência na audiência. Investiga os produtos e processos midiáticos focalizados nas dimensões da tecnologia da comunicação, epistemologias, cultura das mídias e dos imaginários sociais que os influenciam, produzem ou impulsionam, a partir das apropriações coletivas ou individuais. Abriga temáticas comprometidas com o estudo das dimensões materiais, operacionais e de construção de sentido dos artefatos comunicacionais, seus agentes e organização de saberes.

Palavras-chaves: Tecnologia; Artefatos; Produtos; Produção de sentido.

Linha 2: Rotinas, Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos

Esta linha contempla pesquisas que se dedicam às práticas profissionais nas mídias e nos processos sociopolíticos que ocorrem ou decorrem de sua relação no campo da comunicação, a partir da interface com o jornalismo, política e/ou cultura. Busca compreender as linguagens, formatos, práticas e produção de sentido que proliferam em diferentes espaços comunicacionais, por meio da investigação teórica e empírica. Abrange investigações que analisam os aspectos históricos, tecnológicos, políticos, cidadãos e institucionais que incidem sobre as rotinas, práticas, perspectivas e conteúdos midiáticos relacionados à comunicação.

Palavras-chaves: Práticas; Jornalismo; Política; Cultura.