ASSIMETRIAS DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE

O livro “Assimetrias de gênero nas universidades” apresenta um panorama das desigualdades vivenciadas por mulheres e homens no espaço acadêmico — um ambiente que, apesar de ser lugar de reflexão e debate, ainda reproduz marcas do patriarcado e do machismo em suas relações cotidianas.

A obra reúne 18 artigos que exploram diferentes aspectos das desigualdades de gênero nas universidades brasileiras, evidenciando como essas assimetrias se manifestam em contextos institucionais, profissionais e subjetivos. Os textos dialogam com teorias feministas e abordagens interseccionais das ciências humanas e sociais, trazendo análises sobre poder, reconhecimento, violência simbólica e resistência.

O livro integra as ações do projeto “Assédio a professoras no ensino superior: um estudo sobre a realidade nos programas de pós-graduação no Nordeste”, vinculado ao curso de Comunicação da UFMA – Campus Imperatriz, com financiamento do CNPq (Edital Universal nº 18/2021). A proposta é contribuir para o debate sobre gênero na academia e estimular práticas mais igualitárias e éticas nas instituições de ensino superior.

CARTAS: ACADEMIA PRETA DECOLONIAL

O livro “Cartas: Academia Preta Decolonial”, organizado pelas pesquisadoras Michelly Carvalho, Leila Sousa e Luciana Souza, publicado pela EDUFMA no ano de 2025, é uma obra que reúne cartas escritas por e para mulheres negras. 

Com 53 textos, este é mais um fruto de debates e pesquisas realizadas na Academia Preta Decolonial, promovido pelo Núcleo de Pesquisa Maria Firmina dos Reis. Este é um projeto de extensão de formação antirracista vinculado a Universidade Federal do Maranhão.

Já apoiado pela Unesco duas vezes, a publicação foi produzida com apoio do PROAP.