A participação do público nos telejornais da cidade de Imperatriz é tema da dissertação da mestranda Kellen Ceretta

O que leva o público a participar dos telejornais locais por meio das redes sociais? Como funciona a participação popular nos meios de comunicação da região? Kellen Ceretta, estudante do mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, investiga as motivações que levam o público a enviar conteúdos noticiosos aos telejornais da cidade.

Ao assumir o papel da participação popular como coprodutor da notícia, a pesquisa também tem como finalidade compreender o porquê de essas pessoas auxiliarem o jornalista de televisão na produção noticiosa, mesmo não sendo mencionadas e muito menos recebendo incentivo financeiro. Com uma abordagem interacionista, o desenvolvimento empírico do trabalho apresenta metodologia quali-quantitativa para responder os principais questionamentos.

Desafios em meio à pandemia

A ideia inicial da autora era fazer a captação do público participativo a partir da pesquisa presencial nas redações dos telejornais, porém, por conta da pandemia, a metodologia teve de ser adaptada. Com isso, Kellen desenvolveu a investigação que buscou abranger o público participativo de Imperatriz em todos os telejornais locais por meio de questionário e entrevistas remotas. O resultado da dissertação se insere no contexto de estudos de mídia regionais e participação popular no Jornalismo, tema em consonância com o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo PPGCOM/UFMA.

Kellen Ceretta (Foto: Arquivo Pessoal)

Interesse de pesquisa

Kellen Ceretta pesquisa práticas de regionalismo na comunicação, participação da audiência, prática de cidadania e identidade no jornalismo. O interesse de pesquisa começou em 2016 com a professora Geovana Mesquita (UFPE). No trabalho final da graduação, Kellen abordou a audiência participativa no JMTV 1° edição. No mestrado o foco da pesquisa foi a  análise da produção jornalística a partir da audiência na cidade de Imperatriz, no  Maranhão.

Serviço

A pesquisa “EU PARTICIPO PORQUE…” REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO COMUM NOS TELEJORNAIS DE IMPERATRIZ (MA)” tem orientação da Dra. Marcelli Alves (UFMA) e será defendida no dia 22 de julho, às 15h00. A banca de avaliação será composta pela Dra. Camilla Tavares Quesada (UFMA) e Dra. Fernanda Vasques (UFOB).

Quer conhecer mais sobre as pesquisas desenvolvidas pela mestranda? Clique aqui.

Texto: Otávio Neto