Concluídas as disciplinas obrigatórias, optativas e o estágio de docência, o(a) estudante pode submeter sua dissertação a uma banca examinadora, composta por três membros, para fins de qualificação. Para submeter o trabalho à qualificação, o estudante deverá apresentar, no mínimo, a introdução e os dois primeiros capítulos, acompanhados de um sumário comentado que aponte para a continuidade teórico-metodológica do trabalho. Todas as informações podem ser encontradas na Resolução da Qualificação.

O prazo máximo para a qualificação é o décimo oitavo mês e para a defesa 24 meses. Na defesa, o mestrando deve apresentar a sua dissertação a uma banca examinadora formada por três membros (e um suplente), sendo um deles externo ao PPGCOM ou de uma outra instituição de ensino superior e pelo menos um componente da banca de qualificação do trabalho. O prazo para a apresentação da dissertação poderá extraordinariamente ser prorrogado por mais seis meses, quando aceitas pelo Colegiado justificativas ou licença com prazo determinado, conforme Regimento Interno. A defesa equivale a 4 créditos. Todas as normas para a defesa podem ser encontradas na Resolução de Defesa.