A representação das mulheres nos portais de notícias amazônicos é tema de dissertação de mestrado

Qual o espaço das mulheres na construção das notícias? Como é a representação feminina nos sites de notícias da região amazônica? Qual a relação do gênero e da comunicação na produção de notícias sobre as mulheres? É pensando na interseccionalidade destes temas que a pesquisadora Daniele Silva Lima investiga na sua dissertação a imagem da mulher  em portais regionais.

A pesquisa compreende 9 sites localizados nas capitais de estados que pertencem à Amazônia Legal e foram investigadas 617 notícias publicadas durante os anos de 2021 e 2022. A autora trabalha com três hipóteses para evidenciar o cenário feminino nos portais amazônicos: na primeira hipótese, a mulher é, majoritariamente, enquadrada como vítima, a segunda hipótese é de que  existe um número limitado de matérias que se propõem a incluir marcadores intersseccionais ao falar sobre questões relativas às mulheres, e por último, a maioria das notícias sobre as mulheres apresentam vieses no desenvolvimento dos textos e assimetrias no tratamento de fontes.

Dentre os resultados chama a atenção que a cobertura amazônica sobre a mulher é marcada pela temática da violência e de fatos negativos e o enquadramento de mulher que predomina é o de vítima, seguindo a tendência observada em estudos que compreendem outras regiões brasileiras. Para Daniele, “a cobertura analisada  deixa transparecer um enquadramento de mulher vitimizada e pouco humanizada, um retrato que se mantém forte no jornalismo, independente da região em que o veículo está localizado”.

Daniele Lima (Foto: Arquivo Pessoal)

Defesa

A dissertação intitulada “Enquadramento com perspectiva de gênero: análise das notícias publicadas sobre mulheres em portais amazônicos” foi defendida em março. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Camilla Tavares,  da Universidade Federal do Maranhão. A banca foi composta pela Profa. Dra. Thaisa Bueno, também da UFMA, e pela Profa. Dra. Rayza Sarmento, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Conheça mais sobre as pesquisas desenvolvidas pela discente, clicando aqui!

Texto: Otávio Temóteo